No dia 12 de agosto,
dia nacional dos Direitos Humanos,
nossa diretora presidente nos fez um importante convite à reflexão:
"
(...) lá em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU já preconizava: "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade".
Estamos falando do direito de todos à dignidade, independente de raça, etnia, sexo, orientação sexual, idade, capacidade física ou psicológica, religião, ideologia, classe, aparência ou qualquer outra condição.
Tudo isso passa pelo RESPEITO À PESSOA, que todos queremos receber e devemos praticar - e que é um dos valores institucionais do HCPA.
Nunca é demais nos questionarmos, como indivíduos e como grupo: De que forma temos nos posicionado frente a esta questão? Estamos praticando o respeito, de forma efetiva e integral, em todas as nossas ações e relações? Há espaços para avançarmos, aprimorando a nossa cultura institucional de respeito?
Queremos dialogar francamente sobre isso. Por isso, estamos propondo a inclusão sistemática da pauta do respeito no cotidiano do nosso hospital.
(...)
Convido todas e todos a percorrermos juntos uma jornada em busca da construção de um ambiente de respeito pleno, cada vez mais saudável, plural e inclusivo, livre de qualquer espécie de preconceito e discriminação. Uma jornada de acolhimento e escuta, proativa e propositiva, na qual todas as singularidades que compõem a comunidade HCPeana possam se sentir representadas e incluídas.
"
Essa mensagem é um reforço institucional importante, e o primeiro passo para esse novo momento foi dado com o lançamento da nossa
Carta de Compromisso
Tudo o que fazemos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre tem impacto na vida de muitas pessoas.
Como hospital universitário, aplicamos, compartilhamos, multiplicamos e produzimos conhecimentos para promover a saúde e a qualidade de vida.
Como empresa pública, geramos valor à sociedade aplicando recursos de forma austera e íntegra, entregando serviços de excelência, atuando com responsabilidade social e ambiental e contribuindo para o desenvolvimento do país.
Somos VIDAS fazendo mais pela VIDA.
Trabalhamos para que os impactos positivos de nossa atuação sejam cada vez maiores. E, coerentes com nosso Propósito, temos o dever de identificar e combater os impactos negativos sobre as pessoas, a sociedade e o ambiente.
E tudo passa pelo RESPEITO.
Por isso, reafirmamos aqui o compromisso do HCPA com um de seus valores institucionais - o RESPEITO À PESSOA -, sintetizado em dois princípios:
1.
O HCPA respeita as pessoas e suas singularidades, combatendo qualquer tipo de violação aos direitos humanos, preconceito, racismo, discriminação ou assédio.
2.
O HCPA respeita o direito das pessoas de viverem em uma sociedade justa e em um planeta sustentável, atuando pautado pela responsabilidade social, pela integridade corporativa e pela sustentabilidade econômica e ambiental.
Estas práticas devem estar presentes, multilateralmente, nas relações entre dirigentes e comunidade interna, entre colegas, entre equipes, entre chefias e funcionários, entre professores e alunos, entre preceptores e residentes, entre pesquisadores e participantes de pesquisa, com pacientes e seus familiares, com fornecedores, com a comunidade do entorno, com outros públicos de relacionamento e com a sociedade em geral.
O HCPA convoca toda sua comunidade interna a se unir a este compromisso conjunto para a construção de um ambiente cada vez mais diverso, inclusivo, seguro e saudável.
Você e o HCPA, pelo respeito.
Nesse dia começamos a utilizar nosso selo
"Você e o HCPA pelo respeito"