Acolhimento

e denúncia



O HCPA tem como princípio o combate a qualquer tipo de violação dos direitos humanos, preconceito, racismo, discriminação ou assédio. Para apoiar o enfrentamento a essas situações, temos um fluxo para atendimento da comunidade interna. 


Se você foi vítima de alguma situação de violência no HCPA, busque acolhimento e/ou denuncie a situação.


Acolhimento à vítimas


Situações de desrespeito, preconceito, discriminação, racismo, assédio, etc, costumam gerar mal-estar e sofrimento, abalando emocionalmente as vítimas. 


O Serviço de Medicina Ocupacional (SMO) é o espaço de acolhimento a estas pessoas, independente do seu tipo de vínculo com o HCPA, proporcionando escuta e apoio com todo o sigilo necessário.


HORÁRIO DE ATENDIMENTO DO SMO

Segundas a sextas-feiras, das 7h30 às 22h. Fora destes horários, a recomendação é buscar a Supervisão de Enfermagem.


Denúncias


Todas as pessoas que compõem a comunidade interna do HCPA, independente de seu vínculo ou qualquer outra condição, estão comprometidas com a prática dos Valores Institucionais e sujeitas, de forma idêntica e integral, ao cumprimento do Código de Conduta e Integridade do hospital, bem como a penalidades em caso de comprovação de seu descumprimento.


A OUVIDORIA é o canal centralizador para realização de manifestações, é ela que realiza o registro formal e o encaminhamento às devidas instâncias para apuração, acompanhamento e providências.


HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA OUVIDORIA

 segundas a sextas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 17h. 

As manifestações também podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível na intranet e no site do HCPA, no menu Fale Conosco / Ouvidoria.


E-mail: ouvidoria@hcpa.edu.br

Ramal: 6100 



ORIENTAÇÕES EM CASO DE DENÚNCIA:

É fundamental que a denúncia contenha informações consistentes e objetivas, a fim de que seja possível realizar os encaminhamentos necessários e conduzir a apuração:

Descreva o mais detalhadamente possível o desvio de conduta que você observou ou do qual foi vítima, relatando como ocorreu. Por exemplo, apenas denunciar que você sofreu agressão, sem dar detalhes sobre as ações que foram praticadas, dificulta a apuração da situação. Neste exemplo, a admissão da denúncia depende da existência de elementos que especifiquem a materialidade (quais as atitudes praticadas, em que contexto, em qual momento, na presença de quem, etc).